Os textos foram publicados por ordem de chegada.
Para ler os textos sobre temas específicos, clique no tema, no menu ao lado.
Para ler os textos de autores específicos, clique no nome do autor, no menu ao lado, mais abaixo.
Observamos ainda que a publicização dos textos nesse blog atendem especificamente ao objetivo de propiciar a leitura prévia dos participantes do Círculo 2009. Os textos serão devidamente reorganizados e formatados com todas as notas e publicados em Caderno Especial para o evento.

Subjetividade e Contemporaneidade: Continuando o diálogo de Josely Teixeira Carlos

Maria Angélica de Oliveira Penna

Gostaria de dar continuidade às questões postas por Josely Teixeira Carlos sobre a reflexão entre a “singularidade do sujeito e o mundo moderno (ou pós?)” com outras questões.

Pergunto:

• Há uma relação distintiva entre a singularidade do sujeito do mundo moderno e a do sujeito do mundo pós-moderno?

• Se há essa relação, o que os diferencia, em termos de singularidade/ou singularização? Há alguma relação com a questão do consumo? Com a questão da fixidez X fluidez? Seria o estilo uma palavra voltada para o consumo, na Modernidade tardia?

• A questão do “tempo” posta por Geraldi neste fórum de conversas escritas pode nos dizer alguma coisa sobre o estilo na Modernidade Tardia – ou Modernidade líquida, para usar Bauman – em contraposição com o estilo na Modernidade?

Com relação à pergunta “estilo na música popular está relacionado a que aspectos?”

Pergunto:

• Há uma diferenciação entre princípios/aspectos que regem o estilo na arte [neste caso, a música] e princípios que regem o estilo em outras atividades cotidianas [moda, por exemplo]?

• Pode-se categorizar o estilo independente da questão do gênero?

O que é estilo, afinal?

Continuando o diálogo...

Nenhum comentário: