Os textos foram publicados por ordem de chegada.
Para ler os textos sobre temas específicos, clique no tema, no menu ao lado.
Para ler os textos de autores específicos, clique no nome do autor, no menu ao lado, mais abaixo.
Observamos ainda que a publicização dos textos nesse blog atendem especificamente ao objetivo de propiciar a leitura prévia dos participantes do Círculo 2009. Os textos serão devidamente reorganizados e formatados com todas as notas e publicados em Caderno Especial para o evento.

Contribuições

André de Bragança Pereira

O motivo de estar participando deste evento é justamente entender como este pensador pode ajudar o professor no seu exercício profissional. É sabido que existem muitos problemas dentro da sala de aula. Existem estudos que identificam eles todos, porém suas soluções dependem muito ainda da boa atuação do professor . Este pode ter a melhor formação possível, mas ao me deparar com textos e Mikhail Bakthin, percebo que este autor pode ajudar ainda mais e muito este profissional a obter o sucesso diário tão necessário. Me pergunto: COMO?

Mikhail Bakhtin me foi apresentado por uma professora de História da Arte na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo no ano de 1998. Desde então este autor me instiga, pois percebo como a interdisciplinaridade de seus pensamentos pode ser usado como feramenta poderosíssima de comunicação dentro de qualquer área do conhecimento, principalmente na sua difusão .

Fui professor de desenho, História da Arte e Inglês. Percebo que intuitivamente sou influenciado pelo autor. Já trabalhei com turmas grandes e pequenas e de idades e classes sociais distintas. A minha necessidade de atingir o aluno a todo instante é incessante. Para tanto, penso que a construção do sentido da matéria dada deve ser bem elaborada, se eu quiser ter sucesso.

Ao longo do tempo (já se vão 15 anos de experiência dando aulas) percebo pontos em comum entre as diversas áreas dos conhecimentos que já ministrei. Muitos desse pontos são relativos `a forma com que eles são apresentados. Mesmo não tendo sistematizado minhas leituras de Bakhtin percebo que se o fizesse talvez eu encontraria alguma resposta para a minha pergunta.

Aproveitando esta oportunidade de encontrar outros "Bakhtineiros" por aí, vejo finalmente a possibilidade de trocar experiências e leituras deste grande pensador do século XX.

Nenhum comentário: