Kelsiane Manfio da Silva
Segundo Bakhtin, o sujeito é construído através do diálogo com outro sujeito e com meio sócio-cultural que pertence de discurso (formado a partir do diálogo com outros discursos e com a(s) sociedade (s) em que esses discursos são realizados, de signo (entendido a partir da relação com outros signos sociais). Nesse sentido, vemos que o individual e o coletivo, co-existem e se formam nas atividades humanas.
Partindo deste princípio bakhtiniano penso que o ambiente escolar é um espaço em que os saberes e os sujeitos (professor-aluno) são constituídos. Essas construções se dão através da interação verbal, pois é no diálogo que todos os conhecimentos são adquiridos, havendo a formação do “eu como sujeito”.
Quando o diálogo faz parte da sala de aula o processo pedagógico se dá em constante planejamento. O texto oral e escrito é concebido com palavras articuladas, organizadas e dotadas de todo sentido e coerência.
Essa interação entre os textos permite entendê-los como uma unidade global de sentidos.
A produção de textos é, portanto um processo comunicativo, entre professor/aluno em que ambos aprendem e ensinam com seus textos, multiplicando as reflexões que circulam em nossa sociedade, como afirma Bakhtin (1997): “a linguagem é sempre social e histórica”.
Referências bibliográficas:
GUERRA, Vânia M. L. Práticas discursivas: crenças, estratégicas e estilos In: Um estudo da transgressão sob a ótica dos conceitos de Bakhtin. São Carlos: Pedro &João editores, 2008, p.29.
GERALDI, J.W; CITELLI,B (org.) Aprender e ensinar com textos de alunos .São Paulo: Cortez, 1997 (Aprender e ensinar com textos,1).
Segundo Bakhtin, o sujeito é construído através do diálogo com outro sujeito e com meio sócio-cultural que pertence de discurso (formado a partir do diálogo com outros discursos e com a(s) sociedade (s) em que esses discursos são realizados, de signo (entendido a partir da relação com outros signos sociais). Nesse sentido, vemos que o individual e o coletivo, co-existem e se formam nas atividades humanas.
Partindo deste princípio bakhtiniano penso que o ambiente escolar é um espaço em que os saberes e os sujeitos (professor-aluno) são constituídos. Essas construções se dão através da interação verbal, pois é no diálogo que todos os conhecimentos são adquiridos, havendo a formação do “eu como sujeito”.
Quando o diálogo faz parte da sala de aula o processo pedagógico se dá em constante planejamento. O texto oral e escrito é concebido com palavras articuladas, organizadas e dotadas de todo sentido e coerência.
Essa interação entre os textos permite entendê-los como uma unidade global de sentidos.
A produção de textos é, portanto um processo comunicativo, entre professor/aluno em que ambos aprendem e ensinam com seus textos, multiplicando as reflexões que circulam em nossa sociedade, como afirma Bakhtin (1997): “a linguagem é sempre social e histórica”.
Referências bibliográficas:
GUERRA, Vânia M. L. Práticas discursivas: crenças, estratégicas e estilos In: Um estudo da transgressão sob a ótica dos conceitos de Bakhtin. São Carlos: Pedro &João editores, 2008, p.29.
GERALDI, J.W; CITELLI,B (org.) Aprender e ensinar com textos de alunos .São Paulo: Cortez, 1997 (Aprender e ensinar com textos,1).
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