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Observamos ainda que a publicização dos textos nesse blog atendem especificamente ao objetivo de propiciar a leitura prévia dos participantes do Círculo 2009. Os textos serão devidamente reorganizados e formatados com todas as notas e publicados em Caderno Especial para o evento.

Uma perspectiva dialógica para a reflexão sobre as relações de gênero

Vera Lúcia Pires
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Esta pesquisa terá como objetivo investigar e discutir as interações entre linguagem e cultura, estabelecidas nas representações de práticas sociais identitárias, nos discursos e imagens midiáticos, além de compreender como essas representações são enunciadas e fazem sentido, configurando as relações sociais de gênero.
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Analisaremos, mais especificamente, como as representações discursivas e visuais sobre a figura feminina são veiculadas pelos gêneros discursivos presentes nas manifestações sociais dos discursos do cotidiano, como os da mídia publicitária impressa, na qual se verificam as representações sociais nas linguagens verbal e não-verbal e consideram-se as diferenças de gênero subordinadas aos processos sociais.
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A mídia publicitária, como objeto simbólico de representação, reflete o pensamento do senso comum, contribuindo para a naturalização de crenças e de papéis sociais, de preconceitos e de relações de poder, entre elas as relações de gênero. Julgamos que as representações sociais construídas pelos leitores são, em grande parte, influenciadas pelas revistas ou jornais que costumam ler, podendo-se afirmar que estas redirecionam ou até mesmo alteram sua visão de mundo, uma vez que refletem a ideologia e as mudanças no conhecimento da sociedade.
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O aporte teórico de nosso estudo terá como base a teoria das representações sociais de Moscovici e a teoria bakhtiniana da tensão contraditória presente na linguagem. Vinculado a essa abordagem teórica, estará um procedimento metodológico que tem na análise dialógica do discurso seu suporte analítico. Procuraremos demonstrar que nos textos publicitários inscrevem-se movimentos heterogêneos tanto de aceitação como de repúdio aos sentidos arraigados no meio social.

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