Dayane Pereira Batista
Bakhtin tem gerado inúmeras discussões sobre seus textos e pensamentos. Principalmente porque encontramos em suas idéias sólidas diretrizes aplicáveis em diversas orientações teóricas, incluindo a educação.
Conceitos como ideologia, polifonia e dialogismo confirmam a viabilidade do aprendizado construído através da interação social. Além disso, gera-se a reflexão sobre identidade e alteridade. E posteriormente nos deparemos com os seguinte questionamento: Como isso pode contribuir para a formação de um professor e de um aluno?
Dessa forma, acreditamos que o contexto de “interação social” das rodas bakhtinianas viabilizará não somente uma abordagem individual e particularizada de nossas leituras e conhecimentos acadêmicos, mas possibilitará uma real interação social através do “diálogo.
Bakhtin tem gerado inúmeras discussões sobre seus textos e pensamentos. Principalmente porque encontramos em suas idéias sólidas diretrizes aplicáveis em diversas orientações teóricas, incluindo a educação.
Conceitos como ideologia, polifonia e dialogismo confirmam a viabilidade do aprendizado construído através da interação social. Além disso, gera-se a reflexão sobre identidade e alteridade. E posteriormente nos deparemos com os seguinte questionamento: Como isso pode contribuir para a formação de um professor e de um aluno?
Dessa forma, acreditamos que o contexto de “interação social” das rodas bakhtinianas viabilizará não somente uma abordagem individual e particularizada de nossas leituras e conhecimentos acadêmicos, mas possibilitará uma real interação social através do “diálogo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário